Orientações Básicas para os Greeters
DICAS PARA OS QUE SERVEM NO SETOR DE INFORMAÇÕES
Atitude:
-
Ser cordial com todos.
-
Gostar de se comunicar com as pessoas.
-
Lembrar sempre que está representando o Guru, ao tratar com os que vêm pedir informações.
-
Jamais considerar uma tolice qualquer tipo de pergunta e responder sempre com paciência e boa vontade.
Quando não tiver certeza de alguma coisa, consultar o manual ou perguntar a quem possa saber. Não inventar ou tirar conclusões por si mesmo.
Procurar deixar livre o acesso ao balcão de informações, evitando ficar à frente do balcão e procurando gentilmente afastar pessoas que ficam conversando ali. Isso é bem difícil quando muita gente se reúne, pois a saleta é pequena. Lembrar-se de jamais agir com rudeza ou ar de autoridade. Estamos ali para servir as pessoas. É preferível contemporizar um pouco ou usar habilidade para abrir o espaço.
Incentivar as pessoas mais tímidas a levar os folhetos, explicando que são material de divulgação da SRF. Não falar em donativo, a menos que a pessoa pergunte.
Informações:
-
Se achar que a pessoa está vindo pela primeira vez, pergunte para se certificar.
-
Em seguida, indague se deseja algum esclarecimento.
-
Se ela nunca veio e desconhece tudo sobre a SRF, explique, em linhas gerais, que se trata de uma organização fundada por Paramahansa Yogananda, para difundir a Yoga no Ocidente. Que ele veio para os Estados Unidos em 1920 e fundou a organização na Califórnia. Sugira à pessoa que leia a Autobiografia de um Iogue. Convide a ler alguns dos folhetos de divulgação. Indique a biblioteca onde temos livretes a preço baixo que servirão para uma primeira avaliação. Temos livros em português: Onde Existe Luz, Santuário da Alma, A Eterna Busca do Homem.
Perguntas mais comuns:
-
Quais são os horários?
Resp. Diga o horário e ofereça o folheto com os mesmos.
-
Como faço para entrar para a SRF?
Resp. Explique que temos uma Lição-Sumário que é um resumo de 10 páginas das primeiras lições e uma técnica de meditação. Que o Guru deixou uma espécie de curso, formado por seis graus e mais o grau de Kriya Yoga e que cada grau consiste de 30 lições…etc, etc. (Está tudo explicado com detalhes no folheto “Como se tornar estudante da SRF”) E que as Lições até agora, só existem em inglês, espanhol e alemão. Dê à pessoa a folha “Como se tornar estudante da SRF”. (Estude-a também)
Outras Perguntas:
-
Tenho uma dúvida sobre uma técnica. Poderia me esclarecer?
Resp. Dizer sempre que qualquer dúvida deve ser levada à Sede Central. Pode escrever em português. Explicar que em nosso Centro não temos instrutores, a não ser quando os monges vêm nos visitar. Não ensinar nada. Explicar que estamos todos no mesmo caminho e na mesma luta.
A pessoa pode também enviar o telefone para contato e pedir que alguém encarregado das lições ligue de volta, falando em português.
-
Quando os monges vêm? Como falar com eles?
Resp. Os monges têm vindo todos os anos ao Brasil, ultimamente, mas intercalam suas visitas a S. Paulo, Salvador e Rio. Nessas ocasiões, pode-se marcar entrevistas e falar com eles.
A Self organiza congressos anuais em Los Angeles para receber devotos de todas as partes do mundo. São sete dias com palestras, passeios aos ashrams e entrevistas com os devotos. Podem participar todos os que são estudantes.
-
Vocês fazem Hatha Yoga?
Resp. Fazemos uma série de exercícios de Energização que vêm na Lição 8-A, do Primeiro Grau. Mas não Hatha Yoga, especificamente.
-
Vocês cobram alguma mensalidade?
Resp. As pessoas podem dar sua contribuição em forma de donativos mensais, escolhendo a quantia que desejar, podendo procurar a tesouraria. Ou depositar seu donativo na urna.
-
Achei um livro em português de Paramahansa Yogananda (o livro é de Kriyananda). Que acha?
Resp. Olhe, eu acho que sempre é melhor receber os ensinamentos direto da fonte. A fonte é a SRF, que o Guru determinou que fosse a guardiã de todos os seus ensinamentos. Quando se lê um livro não editado pela SRF, a informação está vindo em segunda mão. Verifique sempre se a publicação tem o emblema da SRF.
-
Você já é Kriyaban? Há quanto tempo?
Responda se é ou não. Mas leve a conversa para outro rumo, polidamente. Não é bom falarmos de nós mesmos.
Obs.: Não é necessário que uma pessoa tenha lido a Autobiografia de um Iogue ou qualquer outro livro da SRF para se tornar estudante. Sejam quais forem suas referências, se a pessoa deseja se inscrever, deve ser incentivada.
-
Se notar que a pessoa está realmente interessada, sugira que peça logo as Lições em espanhol ou inglês, juntamente com a Lição-Sumária em português. Todas demoram a chegar, pois são enviadas pelo correio.
-
Se notar que está ainda indecisa, sugira que peça apenas a Lição-Sumária, para ter uma idéia de como será o “curso”.
Arquivo DYTextosUnst. Para Greeters