Orientações Básicas para os Greeters

DICAS PARA OS QUE SERVEM NO SETOR DE INFORMAÇÕES

Atitude:

  • Ser cordial com todos.

  • Gostar de se comunicar com as pessoas.

  • Lembrar sempre que está representando o Guru, ao tratar com os que vêm pedir informações.

  • Jamais considerar uma tolice qualquer tipo de pergunta e responder sempre com paciência e boa vontade.

Quando não tiver certeza de alguma coisa, consultar o manual ou perguntar a quem possa saber. Não inventar ou tirar conclusões por si mesmo.

Procurar deixar livre o acesso ao balcão de informações, evitando ficar à frente do balcão e procurando gentilmente afastar pessoas que ficam conversando ali. Isso é bem difícil quando muita gente se reúne, pois a saleta é pequena. Lembrar-se de jamais agir com rudeza ou ar de autoridade. Estamos ali para servir as pessoas. É preferível contemporizar um pouco ou usar habilidade para abrir o espaço.

Incentivar as pessoas mais tímidas a levar os folhetos, explicando que são material de divulgação da SRF. Não falar em donativo, a menos que a pessoa pergunte.

Informações:

  • Se achar que a pessoa está vindo pela primeira vez, pergunte para se certificar.

  • Em seguida, indague se deseja algum esclarecimento.

  • Se ela nunca veio e desconhece tudo sobre a SRF, explique, em linhas gerais, que se trata de uma organização fundada por Paramahansa Yogananda, para difundir a Yoga no Ocidente. Que ele veio para os Estados Unidos em 1920 e fundou a organização na Califórnia. Sugira à pessoa que leia a Autobiografia de um Iogue. Convide a ler alguns dos folhetos de divulgação. Indique a biblioteca onde temos livretes a preço baixo que servirão para uma primeira avaliação. Temos livros em português: Onde Existe Luz, Santuário da Alma, A Eterna Busca do Homem.

Perguntas mais comuns:

  1. Quais são os horários?
    Resp. Diga o horário e ofereça o folheto com os mesmos.

  2. Como faço para entrar para a SRF?
    Resp. Explique que temos uma Lição-Sumário que é um resumo de 10 páginas das primeiras lições e uma técnica de meditação. Que o Guru deixou uma espécie de curso, formado por seis graus e mais o grau de Kriya Yoga e que cada grau consiste de 30 lições…etc, etc. (Está tudo explicado com detalhes no folheto “Como se tornar estudante da SRF”) E que as Lições até agora, só existem em inglês, espanhol e alemão. Dê à pessoa a folha “Como se tornar estudante da SRF”. (Estude-a também)

Outras Perguntas:

  1. Tenho uma dúvida sobre uma técnica. Poderia me esclarecer?
    Resp. Dizer sempre que qualquer dúvida deve ser levada à Sede Central. Pode escrever em português. Explicar que em nosso Centro não temos instrutores, a não ser quando os monges vêm nos visitar. Não ensinar nada. Explicar que estamos todos no mesmo caminho e na mesma luta.
    A pessoa pode também enviar o telefone para contato e pedir que alguém encarregado das lições ligue de volta, falando em português.

  2. Quando os monges vêm? Como falar com eles?
    Resp. Os monges têm vindo todos os anos ao Brasil, ultimamente, mas intercalam suas visitas a S. Paulo, Salvador e Rio. Nessas ocasiões, pode-se marcar entrevistas e falar com eles.
    A Self organiza congressos anuais em Los Angeles para receber devotos de todas as partes do mundo. São sete dias com palestras, passeios aos ashrams e entrevistas com os devotos. Podem participar todos os que são estudantes.

  3. Vocês fazem Hatha Yoga?
    Resp. Fazemos uma série de exercícios de Energização que vêm na Lição 8-A, do Primeiro Grau. Mas não Hatha Yoga, especificamente.

  4. Vocês cobram alguma mensalidade?
    Resp. As pessoas podem dar sua contribuição em forma de donativos mensais, escolhendo a quantia que desejar, podendo procurar a tesouraria. Ou depositar seu donativo na urna.

  5. Achei um livro em português de Paramahansa Yogananda (o livro é de Kriyananda). Que acha?
    Resp. Olhe, eu acho que sempre é melhor receber os ensinamentos direto da fonte. A fonte é a SRF, que o Guru determinou que fosse a guardiã de todos os seus ensinamentos. Quando se lê um livro não editado pela SRF, a informação está vindo em segunda mão. Verifique sempre se a publicação tem o emblema da SRF.

  6. Você já é Kriyaban? Há quanto tempo?
    Responda se é ou não. Mas leve a conversa para outro rumo, polidamente. Não é bom falarmos de nós mesmos.

Obs.: Não é necessário que uma pessoa tenha lido a Autobiografia de um Iogue ou qualquer outro livro da SRF para se tornar estudante. Sejam quais forem suas referências, se a pessoa deseja se inscrever, deve ser incentivada.

  • Se notar que a pessoa está realmente interessada, sugira que peça logo as Lições em espanhol ou inglês, juntamente com a Lição-Sumária em português. Todas demoram a chegar, pois são enviadas pelo correio.

  • Se notar que está ainda indecisa, sugira que peça apenas a Lição-Sumária, para ter uma idéia de como será o “curso”.

Arquivo DYTextosUnst. Para Greeters