Serviços e Atividades

Serviço de Leitura do Bhagavad Gita
Serviço baseado no livro God talks to Arjuna (Deus fala com Arjuna), de Paramahansa Yogananda, em que o Guru nos dá explicações detalhadas sobre cada versículo.

De acordo com a orientação da Sede Central da Self-Realization Fellowship, não se faz qualquer comentário a respeito do texto. Lemos cada versículo e suas explicações; depois meditamos sobre o que foi lido.

Horário – A leitura acontece nas primeiras e terceiras quartas-feiras do mês, iniciando às 19h30min e terminando às 20h30min. A capela fica disponível a partir das 19 horas para meditação individual. Confira sempre os avisos especiais.

Público – Todas as pessoas interessadas, estudantes ou não da Self-Realization Fellowship, podem participar do Serviço.


Comitê Solidariedade

Paramahansa Yogananda sempre destacou o poder ilimitado da oração. Está presente, em sua imensa obra, a ideia de que Deus dá acolhimento a toda prece de qualquer um de seus filhos, desde que haja no pedido fé e concentração suficientes para tocar seu coração Divino. Não há qualquer barreira que possa ser irremovível quando se tem uma adequada sintonia com o Pai Celestial. A partir dessa percepção, o Mestre ensinou técnicas de cura e oração, estimulando a formação de grupos de oração e de um Círculo Mundial de Orações.

O Comitê Solidariedade do Centro do Rio de Janeiro da Self Realization Fellowship se constitui num grupo que organizou com a missão de trabalhar espiritualmente para o bem estar do próximo, prestando apoio a pessoas com algum tipo de sofrimento físico, mental e/ou espiritual, utilizando as técnicas preconizadas pelo Mestre integrando, assim, o Círculo Mundial de Orações.

O grupo tem reuniões mensais para emitir vibrações de cura para pessoas necessitadas, vibrações conjuntas semanais à distância, além de uma programação de visitas a devotos adoecidos a domicílio ou em unidade hospitalar. A matéria prima desse Serviço é a essência daquilo que o Mestre ensinou em sua passagem pelo planeta: o AMOR.


Escola de Meditação para Crianças 

O objetivo das Escolas Dominicais é o de interessar e inspirar as crianças a procurar e amar a Deus acima de todas as coisas, ensinando-as desde a infância a como levar vidas felizes e equilibradas,trazendo Deus ao seu dia-a-dia e desenvolvendo um relacionamento pessoal com Ele, através da prática regular da meditação.

Todas as aulas são ministradas em conformidade com as Diretrizes estabelecidas pelo Departamento de Youth Services (Sunday School) da Sede Central da Self-Realization Fellowship em Los Angeles, com base nos Ensinamentos de Paramahansa Yogananda.

Horários – As aulas ocorrem no primeiro e terceiro sábado do mês, das 16h às 17h, no conjunto de salas no andar térreo, exceto no período de férias escolares ou em dia de festa de Mestres. Os responsáveis podem deixar as crianças na aula e assistir o Serviço de Leitura no templo. Há 3 (três) turmas: de 3 a 6 anos; de 7 a 10 anos; de 11 a 14 anos.

Inscrições – Para inscrição, envie- um e-mail com seus contatos (nome do responsável e criança, telefone e endereço) para Ilza ( ilzareis@terra.com.br ) ou Adriana (ayork2003@yahoo.com.br) . Você receberá então o  calendário com a programação de aulas da Escola. Traga seu filho ou sua filha para a Escola de Meditação: Todas as crianças são muito bem-vindas !!!

As pessoas devem ser ensinadas a desenvolver o discernimento desde cedo, pelo contato com os prazeres superiores da paz, harmonia e alegria, através da meditação, e devem formar hábitos espirituais na infância”.
Paramahansa Yogananda


Oficina de Música

É um serviço ‘informal’, com prece inicial, períodos de canto, pequenas meditações e prece de encerramento. Mesmo devotos que não tocam nenhum instrumento podem participar, se gostarem de cantar. Afinal, como diz o Mestre Yogananda, “Cantar é metade da Batalha”.

Horário – Geralmente no primeiro sábado de cada mês, após o Serviço de Leitura, quando não coincide com festas dos Mestres. Confira a programação.

Público – Devotos de todas as idades que tenham vontade de tocar no Centro, nos grupos de kirtan, ou apenas queiram ter contato com os diversos instrumentos. Assim, podemos trazer novos músicos para participar dos Grupos de Kirtan, necessários aos vários Serviços do Centro, tais como Cerimônias de comemoração de aniversários dos Mestres, Meditação de Natal e outros eventos. Poderia inclusive se chamar “Oficina de Kirtan”.


Grupo JAY (Jovens Adultos Yogananda)

A proposta é discutir a aplicação dos ensinamentos do Mestre na vida diária, criando um lugar de comunhão espiritual para apoiarmos o crescimento espiritual uns dos outros. A cada mês, temos um tema diferente e cada participante é encorajado a trazer um breve trecho de algum livro do Mestre sobre o assunto.

O encontro começa com uma oração, seguida por cânticos devocionais e meditação. Na sequência, cada participante lê um trecho que tenha trazido sobre o tema do mês. Após cada leitura, nós compartilhamos insights sobre a aplicação desses ensinamentos, cantamos mais alguns cânticos e fazemos uma oração final de encerramento.

Horário – Geralmente no segundo sábado de cada mês, após o Serviço de Leitura (exceto quando há festa de Mestres), de 17h30min às 19h.

Público – Estudantes da Self com idade entre 18 e 39 anos.


Self Compartilhada

O setor promove campanhas com o objetivo de ajudar grupos e círculos brasileiros a terem acesso a todas as obras de nosso caminho espiritual, formando assim sua biblioteca, e disponibilizando livros, CDs e DVDs em sua própria livraria. Qualquer devoto pode participar, doando um livro ou CD da Self, novo ou em bom estado de uso, que será repassado a um grupo ou círculo.

As campanhas são anunciadas nos avisos dos serviços de quinta-feira e sábado. Se quiser sugerir um grupo ou círculo para ser ajudado pelo comitê, entre em contato com Cesar – e-mail: cegali@gmail.com.


Comitê Fraternidade

Em novembro de 2001, alguns devotos decidiram criar um grupo de ajuda a instituições que reunissem pessoas carentes, baseado na experiência de devotos da Sede Central da Self Realization Fellowship, nos Estados Unidos. O grupo recebeu o nome de Comitê Fraternidade e, já em novembro do mesmo ano, iniciou a arrecadação de mantimentos (alimentos não perecíveis e material de limpeza).

O Comitê Fraternidade optou por não privilegiar nenhuma entidade em especial, nem manter um vínculo com apenas uma, para poder compartilhar as doações dos devotos com várias instituições, independente de seu caráter religioso ou sociocultural. Assim, as entidades podem ser asilos, abrigos para menores, casas de acolhimento para doentes de diversas enfermidades etc. Escolhidas aleatoriamente, através de levantamento de instituições carentes, recebem as doações dos devotos, independente de seu caráter religioso ou sociocultural.

Os voluntários se revezam nas atividades do grupo. Mas o Comitê está aberto à participação de todos aqueles que queiram contribuir, inclusive com o seu trabalho, seja este qual for. Para isto, basta entrar em contato com os integrantes do Comitê e obter com eles quaisquer informações sobre o trabalho realizado pelo grupo, com Poliana, através do e- mail – polianacyriaco@hotmail.com.


Retiros

Armação (SC)
Telefones: (47) 3345-5600 / Celular: (47) 8465-5600 (Oi) // (47) 9790-3564 (TIM)
E-mail: retiroarmacao@gmail.com
Site: http://www.retiroarmacao-srf.com

Brasília (DF)
Celular: (61) 9966-1991
E-mail: retiro.brasilia.srf@gmail.com
Site: http://www.retiroyogananda.com

Itamonte (MG)
E-mail: reservas.retiroitamonte@gmail.com

Valença (BA)
Celulares: (71) 3506-0822 e (71) 9146-8854 (Vivo/WhatsApp)
E-mail: retirovalenca.srf@gmail.com
Site: www.retirosrfvalenca.com.br

Meditação Longa de Domingo
Este serviço acontece geralmente nos primeiros domingos do mês, exceto em alguns feriados (como Natal, Réveillon ou Carnaval). Aberto a qualquer devoto/a, tem início às 9h com os Exercícios de Energização (praticado apenas por quem já recebeu a Lição 8-A, das Lições Completas ou pela Lição Sumária).

A meditação em grupo propriamente dita começa às 09h30min e segue até 13h. Há leituras de textos de Yogananda e outros monges, intercaladas com cantos cósmicos. Quem precisar deixar o templo, pode fazer isto nos intervalos de música. Os períodos de meditação variam entre 30 e 40 minutos.