“Partha”: o poder de renunciar a tudo o que é contrário à natureza da alma

Partha (“FiIho de Pritha”, Arjuna), não te entregues a essa impotência; ela não te cai bem. Ó Exterminador de Inimigos, abandona essa pusilanimidade mesquinha! Levanta-te!

Bhagavad Gita II:3

Ó devoto, filho da renúncia, não te entregues a um comportamento não condizente com a natureza positiva de teu Verdadeiro Ser, a alma. O arrasador de inimigos, usa tua vontade férrea de autocontrole para superar esta débil pusilanimidade resultante de teu apego aos hábitos sensoriais. Levanta-te! Ergue-te da fortaleza dos sentidos para os mais elevados centros espinhais da consciência divina.

Pela meditação contínua, a orientação divina torna-se gradualmente mais tangível. Deus manifesta Sua presença por meio de uma profunda paz, alegria ou sabedoria sentida nos milhares canais sensoriais, situados no revestimento interno do corpo com a epiderme que o envolve totalmente. Nesse estado, o devoto que está progredindo é intuitivamente orientado pelo Espírito enquanto ouve, em seu interior, a voz do Infinito.

Ao referir-se a Arjuna como Partha (“Filho de Pritha”), a Voz Interior lembra ao devoto-príncipe sobre o seu poder natural de renúncia, que pode salvá-lo de sua fraqueza presente, se puser em prática a força de vontade.

(…) Todo homem tem o poder de resistir a uma existência limitada pela identificação com os sentidos e pelos hábitos. Esse poder de renúncia não envolve qualquer tipo de perda ao devoto, e sim lhe dá a oportunidade de remover e abandonar tudo que retarda seu progresso espiritual Assim como Pritha renunciou a um pai admirável para cumprir um dever ainda mais nobre, também o devoto não deve hesitar em rejeitar a orientação de seus queridos maus hábitos que demonstram um interesse paternal em subjugar sua vontade.

A Voz Interior diz: “Abandone o apego aos sentidos! Use o poder de renúncia para abdicar de todas as ‘qualidades indignas de um homem!’ Não faça nada que não seja contrário à natureza da alma!”

 

Tradução não oficial de trecho do livro God Talks With Arjuna (página 161), de Paramahansa Yogananda

 

God Talks With Arjuna está à venda pelo site da Livraria da Sede Central.