O relacionamento guru-discípulo é eterno

O guru é onipresente. Sua ajuda, orientação e ensinamentos perduram não apenas pelos poucos anos em que ele habita na Terra, mas para sempre. Quantas vezes nosso guru disse: “Muitos devotos verdadeiros vieram a mim durante minha vida atual. Eu os reconheço de vidas passadas. E muitos outros ainda estão por vir; eu os conheço também. Ele virão depois que eu tiver deixado este corpo.” A ajuda que o guru presta aos sinceros seguidores de seus ensinamentos não cessa quando ele abandona o corpo. Se assim fosse, ele não seria um verdadeiro guru, pois a consciência de um verdadeiro guru é eterna, sempre desperta, em incessante sintonia, inalterável pelo abrir e fechar das portas da vida e da morte. Sua percepção do discípulo e seu vínculo com ele são constantes.

Paramahansaji se referiu à eterna responsabilidade do guru quando, em certa ocasião, falou sobre o tempo em que ele não estaria mais conosco em forma física: “Lembrem sempre que quando eu tiver deixado este corpo, mesmo não me sendo mais possível falar com vocês com esta mesma voz, conhecerei cada um de seus pensamentos e estarei consciente de cada ato que praticarem.”

Assim como Deus é onipresente, também o guru é onipresente. Ele conhece a mente e o coração de cada discípulo. “Nunca interfiro na vida dos que não desejam que eu o faça”, disse Paramahansaji. “Mas estou sempre presente na vida dos que me concederam este direito e dos que buscam minha orientação. Minha consciência está em sintonia com eles; estou ciente do menor tremor de suas consciências.”

Mesmo quando Gurudeva ainda se encontrava fisicamente entre nós, ele nos ensinou a não depender de sua personalidade mas, ao contrário, a tentar cultivar nossa sintonia com ele em nossa própria mente e consciência. Ele lidava com nossos pensamentos e estados de consciência. Devido à sintonia resultante de tal relacionamento, hoje não faz diferença se Gurudeva está ou não presente em forma física. Ele continua entre nós.

 

Trecho do livro O Relacionamento Guru-Discípulo, de Mrinalini Mata (pág. 40)

 

 

O Relacionamento Guru-Discípulo está à venda pelo site da Livraria Omnisciência.