A Grande Fogueira Divina

Todo karma ou efeito das ações é completamente dissolvido no ser liberto que, despido de apegos, com a mente envolta pela sabedoria, realiza o verdadeiro rito espiritual do fogo (yajna).

Bhagavad Gita IV:23

 

Na Índia, o rito formal de despejar no fogo manteiga clarificada (ghi) — uma forma de matéria purificada no fogo — simboliza a união da energia vital com a energia cósmica.

Aquele que foi iniciado na meditação iogue dada pelo guru realiza o verdadeiro rito do fogo esotérico que as escrituras hindus mandam fazer. Ele retira a força vital dos nervos sensórios e motores e derrama essa energia nas sagradas fogueiras de vida que se concentram nos sete centros cerebrospinais ocultos. Quando o iogue desliga a corrente vital dos nervos, descobre que sua mente se desconectou dos sentidos. Esse ato de retirar a vida do corpo e unir essa energia com a luz de Deus é o supremo yajna, o verdadeiro rito do fogo: lançar a pequena chama da vida na Grande Fogueira Divina, incinerando todos os desejos humanos no sagrado desejo de alcançar Deus. Então, o iogue toma sua mente, retirada dos sentidos, e lança-a no fogo da Consciência Cósmica; percebendo afinal que sua própria alma é algo completamente diferente do corpo, ele lança esse Eu no fogo do Espírito Eterno.

 

Trecho do livro Deus fala com Arjuna: O Bhagavad Gita (página 594), de Paramahansa Yogananda

 

Deus fala com Arjuna: O Bhagavad Gita está à venda pelo site da Livraria da Sede Central.