Tradução da meditação liderada pelo irmão Chidananda

Meditação guiada pelo Brother Chidananda / Uma mensagem de segurança espiritual (publicada no dia 15 de março de 2020)

Saudações de amor e pranam, leões divinos de Deus e do Guru, é assim que visualizo todos vocês e é esta conscientização que os envio, porque é o que precisamos para encarar os tempos difíceis e desafiadores pelos quais o mundo está passando. Paramahansa Yogananda dizia: “Seja um leão divino.” Sinta isso agora. Feche os olhos, com a atenção voltada para o interior e diga para si mesmo: “Eu vou encarar tudo o que a vida me trouxer com força interna divina, coragem, poder e com a inabalável calma de uma alma soberana.” Esta era a mensagem que o nosso Guru Paramahansa Yogananda nos transmitia em qualquer situação difícil ou de crise em nossas vidas individuais ou no mundo.

Queridos amigos, quando soubemos que teríamos que suspender os encontros físicos nas sedes da SRF/YSS e em grupos de meditação e templos por conta da pandemia do corona vírus, tomamos esta medida temporária para assegurar a saúde e o bem-estar de todos. Eu disse: “Sim, temos que fazer isso, mas não vamos deixar que esta situação afete o nosso sentimento de comunhão divina, que é o nosso grande tesouro espiritual, a nossa bênção espiritual: esta grande família mundial da SRF/YSS”. Nós ainda temos o Centro de meditação online, graças às almas maravilhosas que trabalham lá e a todos que participam nas meditações “não físicas”, e ainda temos o nosso site e o canal de vídeos. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para me conectar com todos vocês e reforçar o sentimento de comunhão divina através deste vídeo. Não vamos deixar nenhuma crise de saúde tirar o “fellowship” da Self-Realization Fellowship (ou a ‘associação’ da Associação da Autorrealização) nem o “satsanga” da Yogoda Satsanga Society. Fico muito feliz e satisfeito de saber que milhares de pessoas pelo mundo estão participando desta ocasião especial para meditar, fazer satsanga e, o mais importante, para sentir a nossa união divina com Deus e o nosso Guru.

Primeiramente, gostaria de dizer que todos vocês estão em meus pensamentos e preces durante as minhas meditações diárias. Penso em todos envoltos por uma luz divina para proteger e permear todas as células dos seus seres, para animar, energizar e encorajar a todos. Todos os monges e monjas dos ashrams de Guruji estão fazendo o mesmo. Todos nós estamos orando, visualizando a luz divina e enviando vibrações de cura, fé e coragem para cada um de vocês. Sabemos que a sua prece e boa intenção também fluem para a gente. Nós podemos sentir e somos gratos. Somos gratos a todos que estão usando o seu tempo e energia para propagar vibrações de prece e cura para o mundo nestes tempos difíceis. É encorajador saber que estamos unidos nesta família divina de Kriya iogues e de devotos de Deus e de toda a linhagem dos Gurus da SRF/YSS, sabendo que estamos encarando estes desafios no espírito de comunhão e ajuda divinas. Sempre penso em como os seguidores deste caminho são abençoados de terem as ferramentas espirituais, a sabedoria e o entendimento necessários para encarar tempos de crise. Com os ensinamentos do nosso Guru e, o mais importante, com a prática desses ensinamentos e da meditação, aprendemos a entrar no campo de batalha da vida como guerreiros divinos armados. Pense nisso. Dia após dia, ano após ano, tantos devotos maravilhosos pelo mundo tiram um tempo para se interiorizarem e sintonizarem com os ensinamentos revigorantes do nosso Guru, praticando as técnicas de meditação, sentindo a quietude e a presença divina em nossas almas. Só nos damos conta disso quando há uma situação difícil ou de crise, como a que estamos passando agora. Podemos não perceber, mas pouco a pouco o tesouro, a força, a sabedoria e o poder espirituais estão se desenvolvendo nos corações, mentes e almas dos que praticam. Esse tesouro está pronto para resgatarmos, usarmos e manifestarmos em tempos desafiadores, como os atuais que vivemos individualmente e coletivamente em nossas famílias, comunidades e trabalhos. Confie neste poder, confie nas ferramentas e no tesouro espiritual que você vem construindo em anos de sadhana e meditação. Eu garanto que esse poder existe em você. Lembre-se o que o nosso Guru dizia: “Você deve estar preparado para lidar com problemas de saúde, da mente e da alma com métodos indicados pelo bom senso e fé em Deus, sabendo que, na vida ou na morte, a sua alma permanece invicta.” Com métodos de bom senso e fé em Deus podemos nos manter invencíveis. Gostaria de falar sobre os métodos de bom senso. Nos tempos atuais, isso significa seguir as precauções práticas divulgadas pelas autoridades de saúde para não contrairmos ou disseminarmos o vírus. É claro que foi por isso que interrompemos os serviços e atividades em nossos Centros e grupos, mas cada um tem a responsabilidade individual com o mundo. Levem a sério as precauções. As precauções não vão contra a manifestação de nossa fé em Deus e da nossa comunhão divina. Como o Guru disse, vamos vencer através de bom senso e fé em Deus. Em nossos ashrams todas as precauções estão sendo tomadas, e pedimos que vocês as tomem também.

O que quero compartilhar com vocês agora não é uma palestra ou aula. Teremos mais aulas no serviço de streaming da SRF durante este período sem os encontros físicos, além do nosso site e das newsletters. Acima de tudo, quero tirar um tempo para nos interiorizarmos e meditarmos para reforçarmos juntos a nossa comunhão espiritual com Deus e os Gurus. Mas antes de começarmos a meditação, gostaria de discutir uma coisa: a vibração de medo e incerteza que vem se disseminando no mundo pode ameaçar a nossa própria consciência. O Mestre tinha um jeito maravilhoso de entender sobre o medo. Em “A Busca Eterna do Homem” ele escreveu que devemos eliminar a estática do nosso rádio mental. É um ruído, uma interferência, que nos impede de sintonizar e perceber a conexão das nossas almas com o poder e proteção divinos. O medo em si é viral. “O medo é tão contagioso como qualquer epidemia física”, dizia Guruji. Em tempos como os atuais, e quero falar com sinceridade, em que mentalidade da população em massa vibra com dúvida, incerteza e medo, até pânico, e com a transmissão desta vibração pela mídia, não podemos evitar um potencial bloqueio em nossa própria consciência. Então, como ensinava o Guru, temos que aprender a combater isso. Primeiro temos que reconhecer esta vibração, tomar as medidas positivas para substituir a vibração de medo, incerteza e insegurança com uma afirmação da nossa comunhão divina, do poder divino e da presença divina. Fazemos isso ao criarmos em nossas mentes padrões mais fortes, usando afirmações da verdade e durante a meditação, ao conectar as nossas mentes e corações com a presença divina. Meditação é a panaceia. Meditação é a nossa melhor arma, segurança e garantia de superarmos os tempos difíceis com as nossas almas inabaladas.

Agora, vamos tirar um tempo para sentir tudo isso. Feche os olhos, interiorize a sua atenção, sinta a grande luz divina, a presença divina, o envolvendo como um escudo de vibração positiva, sagrada e energizante. Repita com convicção: “Senhor, eu estarei sempre seguro na fortaleza dos Teus cuidados amorosos.” Sinta a verdade nisso, pois é uma afirmação da verdade. “Senhor, estarei sempre seguro na fortaleza dos Teus cuidados amorosos. Estarei sempre seguro na fortaleza dos Teus cuidados amorosos.” Queridos amigos, falo essas coisas porque sei e sinto que muitos estão com dificuldades ao encarar esta interrupção causada pelo corona vírus, que abruptamente perturbou as nossas vidas de tantas maneiras em todas as partes do mundo. Automaticamente os pensamentos chegam: “Ficaremos seguros?”, “A minha família ficará segura?”, “Se a crise financeira se perdurar, como vou me sustentar e sustentar a minha família?”. Às vezes, quando a população em massa e a mídia são infectadas pelo vírus do medo, pode ser muito difícil não se influenciar e tirar esses pensamentos da nossa consciência apenas usando a nossa vontade. Sejamos realistas, todos nós já experimentamos, em algum ponto da vida, os efeitos debilitantes e paralisantes do medo. Não há vergonha nisso. Nós os reconhecemos e nos lembramos que possuímos as ferramentas, a sabedoria e as armas contra o medo e inseguranças. Eu as usarei e serei vitorioso. Mesmo que a nossa vontade seja temporariamente paralisada pelas vibrações da massa, há uma solução. É disso que quero falar agora. Quando a nossa vontade e pensamentos não tiverem forças suficientes para nos energizar e nos tirar do estado negativo, a primeira coisa que temos que fazer, e você pode chamar de “primeiros socorros espirituais”, é sintonizarmos com as revigorantes mensagens que o nosso Guru nos deixou em todos os livros. Foram incontáveis as vezes ao longo dos anos que fiz isso. Uma das grandes fontes que gostaria de compartilhar com vocês, e que foi muito útil para mim, é este livro maravilhoso e poderoso de Guruji “Onde Existe Luz”. Deixe-me mostrar como podemos aplicar o princípio que discutimos. O capítulo 2 do livro se chama: “Força em tempos de adversidade”. É exatamente o que precisamos para carregar, reenergizar a nossa própria força de vontade. Abra o livro e comece a ler as passagens poderosas. Na primeira deste capítulo, Guruji diz: “Tudo que o Senhor criou foi para nos testar, para trazer de volta a imortalidade da alma sepultada dentro de nós. Essa é a aventura da vida, seu único propósito. E a aventura de cada um é diferente, singular.” E ele continua como já citei anteriormente: “Você deve estar preparado para lidar com todos os problemas de saúde, da mente e da alma com métodos indicados pelo bom senso e com fé em Deus, sabendo que, na vida ou na morte, a sua alma permanece invicta.” Comece com este pensamento, depois siga para o próximo. Deixe que inunde a sua consciência, escute com os seus ouvidos internos e o seu coração interno. Guruji continua: “Não deixe a vida derrotá-lo. Derrote a vida. Se você tiver uma vontade forte, poderá superar todas as dificuldades. Afirme, mesmo em meio às agruras: ‘O perigo e eu nascemos juntos, e eu sou mais perigoso que o perigo!’ Essa é uma verdade de que você deve se lembrar sempre; aplique-a e verá que funciona. Não se comporte como um mortal servil. Você é um filho de Deus!”. Continue assim, parágrafo após parágrafo, página após página, e verá como transformará a sua consciência. Verá como a sua consciência se recupera das influências externas do medo e insegurança e as substitui com o afloramento da força divina que passa da consciência do Guru para a sua. Tente. Faça disso os seus “primeiros socorros espirituais” em tempos de preocupação, medo e crise. Agora vamos para a segunda ação se você for usar esta sugestão e ler as afirmações deste livro, ou qualquer outro livro ou publicação do Mestre, com atenção. Novamente, escute com os ouvidos internos e com o coração interno. Absorva as palavras da página, parágrafo a parágrafo, então a sua mente estará pronta para a meditação. A sua consciência estará pronta. A meditação, evidentemente, é a maneira mais poderosa de restaurar uma conexão entre a sua alma e o poder divino infinito e a presença infinita de Deus. Agora vamos praticar juntos. Novamente, quero chamar a sua atenção para este livro (“Onde Existe Luz”). Faço isso de propósito porque após este satsanga, quando você não estiver mais em frente à tela, quero que você tenha algo útil que possa levar como referência pelos próximos dias, semanas ou pelo tempo que for necessário. O próximo capítulo ensina a meditar, com várias meditações guiadas, afirmações e lembretes para entrarmos rapidamente neste estado de comunhão com o divino. Vamos praticar isso juntos. Sente-se ereto na posição de meditação. Vamos praticar os exercícios de respiração. Exale o ar com dupla expiração. Agora inspire lentamente tensionando todos os músculos do corpo. Segure a respiração e vibre a tensão. Expire com dupla respiração e relaxe os músculos. Faça isto diversas vezes para relaxar o corpo e a mente. Inspire, tensione o corpo. Expire, relaxe a tensão. Sinta a paz e a quietude que inundam as células do seu corpo. Agora, com os olhos fechados e o olhar voltado para o ponto entre as sobrancelhas, o Centro da Consciência Crística, sinta que está entrando em seu templo interior, com a presença divina. Ao orar, não apenas repita os nomes dos Mestres. A prece é uma invocação. A prece é uma afirmação da nossa comunhão divina.

“Pai Celestial, Mãe, Amigo, Amado Deus. Pai, Mãe, Amigo, Amado Deus, Pai Celestial, eu sou Teu filho. Tu és a minha proteção. Eu estou em Tua presença paterna protetora. Eu sinto a Tua benção, força e segurança. Tu és meu pai. Eu sou Teu filho. Pai, Mãe, Amigo, Amado Deus.”

Agora, ao invocar a linhagem dos Gurus, é a mesma coisa. Sinta que cada um deles está entrando em seu templo interior, ao qual você tem acesso pelo Centro da Consciência Crística, no ponto entre as sobrancelhas. Sinta a presença deles.

“Jesus Cristo, Bhagavan Krishna, Mahavatar Babaji, Lahiri Mahasaya, Swami Sri Yukteswarji, nosso amado Gurudeva Paramahansa Yogananda, nós vos reverenciamos. Amado Deus, amados Gurus, abençoa-me para que eu permaneça consciente da Tua presença toda protetora e envolvente. Que o Teu poder, a Tua coragem e força divinas possam revigorar a minha alma, o meu coração e a minha mente. Fique sempre comigo. Abençoa-me, guia-me, proteja-me. Fique sempre comigo. Om. Paz. Amém.”

Ainda com os olhos fechados e no estado de quietude da postura de meditação, com o olhar voltado para o ponto entre as sobrancelhas, leve ao seu coração estas lindas palavras de Gurudeva:

“A porta do Reino Celestial está no centro sutil da consciência transcendental, no ponto entre as sobrancelhas. Se você focar a sua atenção neste ponto de concentração, você encontrará uma enorme força e ajuda que vêm de dentro. Sinta a sua consciência expandir para uma consciência divina. Sinta que não há obstáculos, não há apegos ao corpo, e que você está em direção ao Reino de Deus que pode ser acessado pelo olho espiritual.” Ore silenciosamente com Gurudeva e estas palavras: “Pai Celestial, abra o meu olho espiritual para que eu possa entrar em Teu reino de onipresença. Pai, não me deixe para trás neste mundo mortal miserável. Leve-me da escuridão à luz, da morte à imortalidade, da ignorância à sabedoria eterna, da tristeza à alegria eterna”.

Sinta a sua meditação se aprofundar pela presença, força e consciência divinas destas palavras. Guruji continua: “Permaneça calmo. Diga adeus ao mundo das sensações, da visão, audição, olfato, paladar e tato, e mergulhe onde a alma se expressa. Abandone todas as sensações do corpo, todos os pensamentos agitados. Concentre-se em pensamentos de paz e alegria.” Agora sinta que essa paz e alegria estão fluindo para os seus pensamentos, sentimentos e para todas as células do seu corpo. Vamos cantar, acompanhando a maravilhosa gravação da voz de nosso Guru. Vamos cantar:

“No templo do silêncio, no templo da paz,
eu Te encontrarei, eu Te tocarei, eu Te amarei.
Levar-Te-ei ao meu altar de paz.
No templo do samadhi, templo da beatitude,
eu Te encontrarei, eu Te tocarei, eu Te amarei.
E lisonjeado irás ao meu altar”
Sinta a presença de Gurudeva enquanto cantamos com ele.
Depois continuaremos a meditar em silêncio.

(PERÍODO DE CÂNTICO E MEDITAÇÃO DE 40 MINUTOS)

Antes de encerrarmos a nossa meditação, eu gostaria de convidar a todos vocês para se unirem a nós como uma família espiritual para a prática da técnica de cura divina que o nosso Guru deu para o conselho de oração da Sede Central e de todos os ashrams da SRF/YSS, além do Círculo Mundial de Oração que é composto por todos vocês, devotos divinos, almas divinas do mundo inteiro. Nós começamos com um período de meditação para nos conectarmos à nossa consciência. Para banhá-la e sintonizá-la com esse fluxo de poder divino e de bênçãos divinas. O próximo passo é enviar essas vibrações positivas para o mundo. Visualize o planeta inteiro e todos os bilhões de seres humanos, todas as almas espalhadas pela vasta família humana. Visualize a grande luz de Deus, a grande vibração curativa de Deus, a grande força revigorante, a segurança e harmonia fluindo pelo mundo, banhando os corações, as mentes, os corpos e as almas de cada ser humano de nossa imensa família mundial. Sinta a calma que você conquistou durante o período de meditação. Centre-se no sentimento de calma, paz e bem-estar e permita que este sentimento se expanda. Deixe fluir para fora. Primeiro envolvendo o seu lar, a sua comunidade, a sua cidade, o seu país inteiro, o mundo inteiro, o planeta inteiro, em ondas consecutivas que emanam do seu centro de quietude e de contato divino com o qual você foi abençoado pela própria meditação. Deixe que essa energia se expanda para longe, fluindo através dessas ondas. Para a sua família, sua comunidade, sua cidade, seu país e o mundo inteiro. Visualize a Terra brilhando com a luz divina, o planeta inteiro banhado, purificado e harmonizado nessa grande luz de Deus, nesse grande amor, esse grande amor de Deus.

Agora vamos orar juntos e então praticaremos a técnica de cura que você todos conhecem.

“Pai Celestial, Tu és onipresente, Tu estás em todos os Teus filhos. Manifesta a Tua presença curativa em seus corpos.” Esfregue as mãos uma na outra, sinta a vibração de vida divina acumulando-se nas palmas das suas mãos, eleve as mãos e envie essa energia para todos que necessitam de ajuda. Om.

“Pai Celestial, Tu és onipresente. Tu estás em todos os Teus filhos. Manifesta a Tua presença curativa em suas mentes.” Agora girem as mãos em torno uma da outra, criando um dínamo divino, sentindo a vida divina, a vida imortal e o poder de Deus. Acumule a energia entre as mãos e depois envie esta energia para fora ao elevar as mãos. Om.

“Pai Celestial, Tu és onipresente. Tu estás em todos os Teus filhos. Manifesta a Tua presença curativa em suas almas. Om.”

Mais uma vez, eleve os braços, sinta a luz divina fluindo por entre as mãos e dedos espalhando-se pelo mundo inteiro, aumentando a harmonia, o sentimento de amor, o sentimento de paz mundial e fraternidade na família divina da Humanidade. Om.

Queridos, lembrem-se sempre do bem que vocês podem fazer ao utilizarem essa técnica divina de enviar vibrações de cura, consciência de cura, consciência divina para todos que necessitam. Especialmente em momentos em que o mundo atravessa períodos de dificuldade, de crise, de medo e de incerteza. Vocês não sabem do bem que podem fazer, o quanto a sua contribuição individual, unida a milhares de outros desta família divina, a nossa família espiritual da SRF/YSS, estas almas incontáveis que estão contribuindo com os seus pensamentos, preces e vibrações de bondade. Vocês não sabem do tremendo impacto que isso tem no sentido de estabilizar, equilibrar, harmonizar e curar o mundo como um todo.

Queridos, quero que vocês saibam que neste momento os meus pensamentos, as minhas preces e o meu amor estão com cada um de vocês. Todos nós estamos conectados por esses laços divinos do Espírito, de conexão mútua com Deus e com os Gurus nessa família espiritual da SRF/YSS. Abandone todo o medo. Abandone toda a estática que gera interferência e o impede de sintonizar com a presença divina. Sinta essa luz, sinta esse poder, sinta a presença amparadora de Deus. Lembre-se sempre dessas lindas palavras de Gurudeva: “Bem atrás das sombras desta vida está a magnífica luz de Deus. O Universo é um vasto templo de Sua presença. Quando você medita, você vê portas se abrindo para Ele em toda a parte. Quando você está em comunhão com Ele, nem todas as devastações do mundo podem nos roubar dessa paz e alegria. Afirme sempre: ‘Na vida, na morte, na doença, na fome, na pestilência ou na pobreza, possa eu me apegar a Ti, Senhor. Ajude-me a perceber que sou um espírito imortal, intocado pelas transformações da infância, da juventude, da velhice e das turbulências do mundo.”

Deus abençoe a todos. Jai guru.

Vamos encerrar com um momento de silêncio, um momento de oração. Sinta a alegria, o ânimo e a força renovada que construímos nestes breves momentos juntos. Que possamos permanecer unidos nos dias e meses que estão por vir.

Pai Celestial, Mãe, Amigo, Amado Deus, Jesus Cristo, Bhagavan Krishna, Mahavatar Babaji, Lahiri Mahasaya, Swami Sri Yukteswar, nosso amado Gurudeva Paramahansa Yogananda, santos de todas as religiões, nós nos curvamos a todos. Amado Deus, amados Gurus, permaneçam conosco como a paz conscientemente ressonante de nossos corações, como a alegria conscientemente ressonante de nossos corações. Guia-nos. Proteja-nos. Fica conosco. Mantenha-nos sempre firmes e fortes na consciência de Tua presença. Pai Celestial, que o Teu amor brilhe para sempre no santuário da nossa devoção, e que possamos despertar o Teu amor em todos os corações. Om. Paz. Amém.

Deus abençoe a todos. Até o nosso próximo encontro. Jai guru!

*****

Tradução não oficial, realizada pela devota Cecília Bedin, devota do Centro de Meditação do Rio de Janeiro.