Sri Mrinalini Mata (1931-2017): lembremos da passagem de seu aniversário em 8 de maio

Sri Mrinalini Mata foi uma devota de Deus e uma monja, cuja vida foi inteiramente dedicada ao serviço a Deus e à humanidade por meio da orientação do seu guru. Sabemos pelas palavras de vários monges e monjas, que conviveram com ela ao longo dos anos, que a qualidade mais marcante de sua personalidade era a sua humildade completa e sua total ausência de egocentrismo.

Nascida Merna Brown, em 8 de maio de 1931, cresceu nas redondezas de San Diego, no sul da Califórnia. Aos 14 anos visitou o templo de San Diego. Desde o primeiro dia dela no ashram, Paramahansa Yogananda visualizou e intuiu a missão destacada e importante que desempenharia como líder e colaboradora para o desenvolvimento da Self-Realization Fellowship no mundo. Ele começou a treiná-la e moldar sua posição como discípula e editora-chefe das publicações da organização a nível mundial.

Toda a família de Sri Mrinalini Mata passou a seguir o Mestre. Vera Brown, mãe dela, tornou-se monja e foi conhecida pelo nome de Meera Mata. O pai, Wiliam Wesley Brown, participava dos serviços, mas nunca chegou a ser um devoto do Mestre. A irmã mais velha e o irmão mais novo viveram por algum tempo no ashram e, um pouco mais tarde, seguiram suas vidas fora, em outros lugares. O Mestre se referia a eles como “a família Brown”.

Desde o início Sri Mrinalini Mata foi a responsável pela edição e publicação das lições da Self. Ao longo dos muitos anos em que serviu nesta função, realizou enorme serviço à obra do Mestre. Uma de suas maiores atribuições foi em 1995, com o término dos comentários do Bhagavad Gita feitos por Paramahansa Yogananda. Em 2011, tornou-se presidente e sanghamata da Self-Realization Fellowship /Yogoda Satsanga Society of India. Orientou o grupo até o dia de sua passagem ao astral, em 3 de agosto de 2017. Até o final de seus dias ativos, trabalhou para o lançamento da nova edição das lições que acabam de ser publicadas.

Vamos nos lembrar de Sri Mrinalini Mata em nossas preces, e agradecer as bênçãos que recebemos e receberemos sempre pelo altruísmo que revelou durante a trajetória de seu caminho espiritual. Ela se transformou numa representante leal e fiel do compromisso que temos para com Deus e o Guru.

Jai Guru!

Adaptação não oficial, feita exclusivamente para ser lida no Serviço de Leitura do Centro da SRF-Rio.

                                                                       Lido em 2019