Mensagem de Páscoa do Irmão Chidananda

Jesus Christ

“Que este seja o dia de seu próprio despertar em Cristo. (…) Você pode praticar esta ressurreição a cada dia de sua vida. Esqueça suas antigas fraquezas e dificuldades. Pense apenas: “Cristo ressuscitou, e eu ressuscito com ele. Não sou mais meu antigo eu.”

Paramahansa Yogananda

 

 

 

A ressurreição de Jesus Cristo é um radiante farol de esperança e alegria para toda a humanidade, pois nos traz a certeza da verdade – que expande a consciência – de que cada um de nós é uma alma imortal e invencível, destinada a abandonar o cativeiro da ilusão mortal e a refletir nossa inata natureza divina. A vida de Jesus e o seu triunfo sobre a morte são um chamado a todos nós para que ressuscitemos a liberdade de nossa própria alma dos ditames dos sentidos e hábitos e das limitações da consciência do ego, a fim de que possamos viver como ele viveu – na luz infinita e no amor incondicional da Consciência Crística universal.

Em cada um de nós existe o impulso de manifestar nosso mais elevado potencial – de sentir novamente nossa inata alegria, ilimitada liberdade e onipotência, esquecidas em meio ao nosso envolvimento com maya-ilusão. O exemplo de Jesus, e de outros que também expressaram a Consciência Crística, recorda-nos que podemos ressuscitar diariamente da ilusão de ser vítimas indefesas das dualidades sempre cambiantes deste mundo. Essa ressurreição tem início em nosso interior – no modo de reagir às circunstâncias da vida cotidiana. Que sentimento de liberdade alcançamos ao ressuscitar o poder de nossa vontade da submissão passiva aos impulsos do ego, determinando em vez disso nossa conduta em cada situação de acordo com a sabedoria da alma! E nos períodos em que temos cruzes a suportar, se as consideramos não como obstáculos mas como oportunidades de ressuscitar as qualidades heroicas da alma, desenvolvemos grande poder espiritual e fé.

A mais bela transformação acontece em nossa consciência à medida que expandimos cada vez mais nosso amor e interesse pelos outros, para além dos estreitos limites do ego, estendendo a mão para ajudá-los. Nosso guru, Paramahansa Yogananda, disse: “Por meio de cada ato de bondade e boa ação que realiza, você está sendo ressuscitado; e fica imediatamente em sintonia com a consciência divina de Cristo”. Como nossos corações são profundamente tocados pela compaixão que Jesus expressou! Ele olhava para além das falhas das pessoas e nelas contemplava a centelha divina, mesmo nas que lhe eram hostis. À medida que também nós procuramos o bem nos outros e nos esforçamos por trazer à luz esse bem, estamos seguindo o caminho que ele indicou para que possamos viver nesse amor crístico incondicional e todo-envolvente, o qual é o poder transformador mais forte de que dispomos para mudar a nós mesmos, mudar os outros e, por fim, mudar o mundo.

Divinos pensamentos e ações conduzem à ressurreição da consciência humana para a consciência divina. Mas para sentir plenamente a fonte ilimitada do amor de Deus e da alegria que ampararam Jesus em sua missão, precisamos experimentar, nas silenciosas profundezas de nossa própria alma, a bem-aventurada consciência que ele possuía. Gurudeva prometeu: “Se você tentar transpor o nevoeiro da inquietude por meio da meditação profunda, então verá que alcançou o vasto e luminoso reino de eterna felicidade da alma dentro de si. Essa é a ressurreição que desejo que você experimente.” Com todo o meu coração, estou orando para que esta Páscoa possa trazer de modo tangível a realização desses votos do Guru para vocês.

Uma Páscoa abençoada e alegre para vocês e os que lhes são caros,

Irmão Chidananda