Guru Purnima – 2017

Mensagem especial de nossa reverenda Sanghamataji para o Guru Purnima, comemoração que, em 2017, caiu no domingo, 09 de julho.

Queridos,

No dia do Guru Purnima, nos unimos aos devotos de toda a Índia e do redor do mundo, para a antiga e sagrada tradição de homenagear o guru – aquele que dissipa a escuridão de maya, o guia que Deus nos envia para nos levar de volta a Ele. Durante este ano especial, que marca o centenário da fundação da Yogoda Satsanga Society of Índia, trouxe muita alegria aos nossos corações vermos como os ensinamentos universais do nosso amado Gurudeva Sri Sri Paramahansa Yogananda continuam a se espalhar, na sua terra natal e através do mundo, inspirando tantas almas que estão procurando os fundamentos espirituais, ao meio do fluxo constante da dualidade deste mundo. Deixemos que o auspicioso tempo do Guru Purnima seja uma oportunidade para renovarmos nosso agradecimento pela suprema benção de sermos atraídos a um guru unido a Deus, e para resolvermos aproveitar ao máximo este presente divino.

O Guruji nos disse: “É tão difícil progredir por si só na senda espiritual, mas é a coisa mais fácil se você tem um guru verdadeiro, a quem você se entrega e que tem como único interesse o seu bem-estar espiritual”. Através de tal alma, a qual é um puro canal do amor e sabedoria de Deus, o próprio Divino vem para nos guiar com segurança para nosso verdadeiro lar, a eterna consciência da bem-aventurança. O Guru nos encoraja e provê todas as coisas de que precisarmos para alcançar aquela meta. Mas ele também respeita nossa liberdade de fazermos nossas próprias escolhas; e nossa disposição e motivação para perseverarmos em seguir seu conselho determinam o quanto receberemos de sua generosidade espiritual sem limites. É fácil estar em sintonia com o guru quando tudo vai bem – quando nossa vontade coincide com a dele e nossas preces são respondidas. Porém, existem tempos na nossa jornada espiritual quando a sua vontade guiada pela sabedoria, a qual percebe claramente o de que precisamos, conflita com o que nossa natureza humana deseja, e o “pequeno eu” se rebela. Se, em tais ocasiões, você escolhe colocar sua confiança nele, ao invés de nas preferências do seu ego, e deixar de lado a vontade própria, você estará dando um passo vital em direção à liberdade da alma. Entregar-se dessa forma não significa desistir de ações construtivas, mas de cooperar com o guru, que procura somente seu mais elevado bem. Pelo pedido de ajuda a ele, você compreende o que ele deseja que você aprenda e descobrirá, mesmo em meio a circunstâncias desafiadoras, as gemas das suas bênçãos que transformam a vida.

A confiança no guru cresce na medida em que você o torna uma presença constante na sua vida. Com o aprofundamento de suas meditações você sentirá sua proximidade como paz, amor e alegria no seu coração. E, pelo estudo regular dos seus ensinamentos – absorvendo sua orientação e as vibrações da sua consciência de Deus, você verá suas palavras vindo ajudar exatamente quando você precisa delas. Como o Guruji prometeu: “Quanto mais você sintonizar comigo tanto mais estarei com você em espírito”. Muitas vidas de carma podem ser dissolvidas com a ajuda do guru e a graça de Deus, e, se você aplicar seus ensinamentos com sinceridade e devoção, ele o elevará para o reino da alegria sempre nova no qual ele vive.

Possam o amor e as bênçãos de Deus e do Gurudeva cercá-los sempre.


Sri Sri Mrinalini Mata

Esta mensagem está disponível aqui