Neste sábado, 10, teremos a celebração do mahasamadhi de Sri Yukteswar

A partir das 16h do próximo sábado, dia 10 de março, o Centro do Rio irá celebrar o mahasamadhi de Sri Yukteswar. Quem quiser participar deverá levar uma flor e um donativo. A flor simboliza amor e devoção e o donativo gratidão e fidelidade à obra dos gurus. Haverá flores no templo, mediante donativo. A oferenda feita diante do altar é direcionada à Sede Central. O Templo estará aberto para meditação a partir de 15h15.

Guru de Paramahansa Yogananda, Sri Yukteswar Giri fez seu mahasamadhi na cidade de Puri, Índia, no dia 9 de março de 1936, aos 80 anos de idade. Era considerado um Jnanavatar (Encarnação da Sabedoria).

Leia a seguir a tradução não oficial de Meu Guru, Sri Yukteswar, da obra Sussurros da Eternidade, de Paramahansa Yogananda:

Ó Luz de minha Vida! Tu espalhaste o brilho da sabedoria sobre o caminho da minha alma. Séculos de trevas dissiparam-se perante as flechas luminosas de tua ajuda.

Como um bebê exigente, chorei por minha Mãe Divina, e Ela veio em tua forma – Swami Sri Yukteswar. Naquele encontro, ó meu Guru, uma centelha sagrada desprendeu-se de ti; e os feixes de lenha de meus fervorosos anseios por Deus, acumulados através das encarnações, acenderam em chama de bem-aventurança. Ao teu flamejante e áureo contato, todas as minhas perguntas foram respondidas.

Como uma resposta aos anseios de minha alma, após anos de espera, te encontrei. Nossos corações tremeram com uma emoção onipresente. Bem-Amado Guru, nos encontramos nesta vida, porque já havíamos nos conhecido anteriormente.

Se todos os deuses me desaprovarem, mas ainda assim tu estiveres satisfeito comigo, estarei seguro na fortaleza do teu agrado. E se todos os deuses me protegerem pelos baluartes de suas bendições, mas eu não tiver recebido a tua benção, serei um órfão, deixado a definhar espiritualmente nas ruínas de teu desprazer.

Ó Guru, tu me elevaste da terra do aturdimento ao paraíso da paz. Meu sono de tristeza chegou ao fim e estou desperto em alegria.

Dissolvendo para sempre nossa finitude, juntos nos fundiremos na Vida Infinita.

Ó Mestre Imortal, eu reverencio a ti como a voz do silencioso Deus. Eu reverencio a ti como a divina porta que conduz ao templo da salvação.

Eu deposito flores de devoção a teus pés; e diante do altar de teu guru, Lahiri Mahasaya, precursor da yoga moderna; e de seu Mestre, o imortal e onipresente Babaji.